terça-feira, 17 de junho de 2014

PMGZ Leite ganhará novo modelo

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Leite lançará um novo modelo de aplicação, em agosto, durante a ExpoGenética 2014. As avaliações genéticas (PTAs) passam a ser o carro-chefe do PMGZ Leite, que terá a inclusão de novas características nos sumário de touros das raças Gir Leiteiro e Guzerá. Haverá ainda a inclusão de relatórios gerenciais para auxiliar os criadores na seleção do zebu leiteiro.
Outras novidades que estão sendo preparadas para a ExpoGenética são o lançamento do Programa de Acasalamento Dirigido do Zebu Leiteiro, os índices relativos à produção leiteira e as tendências genéticas por rebanho e por raça.  “Será uma reestruturação completa, desde a modernização na coleta de dados até a produção de novos relatórios e novas características. Com isso, o programa será ainda mais eficiente como ferramenta de seleção”, diz o superintendente de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Carlos Henrique Cavallari Machado.
Na última sexta-feira foram definidas as primeiras alterações no PMGZ Leite. A reunião ocorreu em Jaboticabal (SP) e terá a participação do superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ e das pesquisadoras Lenira El Faro (APTA/IZ) e Lucia Galvão de Albuquerque (UNESP Jaboticabal).
Na próxima semana, Cavallari reunirá, em Belo Horizonte (MG), com a presidente do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG), Ariane Menicucci e as pesquisadoras Vânia Maldini Penna (CBMG) e Gabriela Peixoto (Embrapa Gado de Leite).
A decisão de reestruturar o PMGZ Leite foi tomada durante reunião ocorrida na semana passada, na sede da ABCZ, com as presenças do presidente Luiz Claudio Paranhos, os diretores José de Castro e Frederico Mendes, os superintendentes Luiz Antonio Josahkian (Técnico), Carlos Henrique Cavallari, Eduardo Milani (TI) e Agrimedes Onório (Geral).

Nenhum comentário: