Por: Laura Pimenta
A Nova Zelândia está entre os 10 maiores produtores de leite do mundo. Sua posição de destaque é fruto de um processo zootécnico quase perfeito, que alia em pequenas propriedades familiares: melhoramento genético, tecnologia e alto controle do custo de produção.
É justamente na eficiência da pecuária neozelandesa, que estará focada a palestra do responsável técnico pelo Projeto NZTE/APA (New Zeland Trade & Interprise/Dairy Partners Americas), Adilson Aguiar, durante a Expogenética 2009.
No dia 20 de agosto, ele mostrará ao público participante da Expogenética a organização da cadeia do leite, bem como os índices de produtividade leiteira do país, além de falar sobre o volume exportado, tipos de produtos exportados, destino das exportações e participação no mercado internacional. “Também vamos mostrar os desafios para a produção de leite na Nova Zelândia (localização, tamanho territorial, topografia, clima, o uso e preço da terra, os preços pago ao produtor, as barreiras no mercado internacional) e também as bases do sistema de produção de leite (as pastagens e seu manejo, o planejamento alimentar dos rebanhos ao longo do ano; manejo das categorias animais do rebanho, as raças e seus cruzamentos, o programa de melhoramento genético, a reprodução, a sanidade do rebanho, a infra-estrutura da fazenda)”, conta Adilson.
A palestra promete ser uma das grandes atrações da Expogenética 2009, no que se refere à produção de leite. Confira abaixo algumas curiosidades da pecuária neozelandesa, nas fotos feitas pela gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Ice Cadetti Garbellini, durante visita às propriedades do país em março deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário