segunda-feira, 17 de junho de 2013

Porteiras abertas para a ExpoGenética 2013

Com inscrições abertas para a 6ª edição da ExpoGenética, criadores já se preparam para participar da mostra que contará com leilões, exposição de animais, palestras técnicas e escolha de animais de destaque, através do PNAT e do Prêmio Cláudio Sabino Carvalho.

Com uma extensa agenda de atividades, que incluem mostra e leilões de animais provados pelos programas de melhoramento genético oficializados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), lançamento de sumários e palestras técnicas do 10º Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal (organizado pela SBMA), a 6ª ExpoGenética já começa a movimentar o setor pecuário.
A exposição de animais participantes dos principais programas de melhoramento genético do Brasil está programada para acontecer no Parque Fernando Costa, em Uberaba, entre os dias 17 e 25 de agosto. A abertura solene da ExpoGenética, acontece no domingo (18/08), a partir das 18h, no Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”, simultaneamente à abertura do 10º Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal.

Para ampliar as oportunidades de participação na 6ª edição da ExpoGenética, as inscrições de animais foram abertas antecipadamente pela ABCZ durante o mês de maio e serão encerradas no dia 31 de julho, ou antes, caso as vagas se esgotem. As inscrições serão recebidas somente pela Superintendência de Melhoramento Genético, na sede da ABCZ, feitas através de formulários próprios devidamente preenchidos. Poderão ser inscritos para a mostra os animais que atenderem às seguintes exigências: portadores de registro genealógico nas categorias PO – Puro de Origem ou LA – Livro Aberto e que estiverem em nome do expositor nos arquivos do SRGRZ; machos e fêmeas com idade a partir de 8 (oito) meses na data-base do evento e sem idade limite. Os animais de seleção para corte devem apresentar avaliações genéticas em seus respectivos programas, classificados entre os 20% (vinte por cento) superiores, prevalecendo para essa definição o índice adotado pelo programa ou serem portadores de CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção.
Para os animais de seleção para leite será exigida avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais positiva, sempre com origem em programas oficiais. Será considerado o dia 17/08/13 como sendo a data-base do evento. Cada expositor poderá alugar, no máximo, três currais, cuja lotação individual será de cinco animais, não renovável durante o evento; ou quinze animais, no caso da modalidade argola.

Laura Pimenta
Assessoria de Imprensa - ABCZ


Nenhum comentário: