Representantes dos principais programas de melhoramento genético, empresas e instituições de pesquisa do Brasil, Canadá e Estados Unidos reuniram-se na tarde desta segunda-feira (20/08), na sede da ABCZ, em Uberaba, com o objetivo de avaliar diretrizes para a padronização do CAR (Consumo Alimentar Residual) no Brasil, especialmente para as raças zebuínas.
O CAR é uma medida de eficiência alimentar em bovinos, que começa a ser estudada e introduzida na realidade do melhoramento genético do Brasil. Entre os temas pontuados na reunião estiveram a necessidade de definir padrões para a aplicação da metodologia no Brasil, como a duração ideal do teste, a densidade de animais por curral, a maximização de ganhos ou não através das dietas, tipos de dados a serem registrados durante o teste, a característica que deve ser adotada para estimar o valor genético da eficiência alimentar, além de outros temas.
A reunião foi coordenada pelo superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian e por Guy Prall, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Genus Américas, com a participação de representantes do Rancho da Matinha, ANCP, CRV Lagoa, ABS Pecplan/Genus, UNESP, USP, ESALQ, UFU, UFMG, UFG, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de leite, Embrapa Pantanal, Instituto de Zootecnia, Conexão Delta G e Qualitas.
A intenção é que a partir desta reunião seja formado um grupo de trabalho para avaliar a definição de diretrizes para a padronização do CAR no Brasil.
Nesta segunda-feira, o tema “Eficiência Alimentar” também foi destaque durante o Ciclo de Palestras da ExpoGenética 2012. A programação da exposição tem continuidade nesta terça-feira (21/08) com palestras sobre Seleção Genômica e Utilização de Ultrassonografia em programas de melhoramento genético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário