terça-feira, 5 de junho de 2012

PMGZ  com calendário extenso para chegar aos criadores de todo o Brasil. Veja ABCZ TV com prospecção 2012 e saiba como está sendo cumprida a agenda



Dobradinha em Rondônia e encontro em Minas Gerais 
A Fazenda Nova Vida terá 2ª edição do Dia de Campo do PMGZ Corte e leilão homologado nos dias 29 e 30 de junho. O encontro será em Ariquemes. A Agropecuária Nova Vida que foi pioneira na implantação das atividades pecuárias no estado de Rondônia tem um rebanho total com 40 mil cabeças. A produção seletiva é desenvolvida com um grupo de 2 mil matrizes PO da raça nelore. O rebanho está inscrito no PMGZ desde 2006. “É um trabalho de alta tecnologia desenvolvido com alto nível de tecnologia. A Nova Vida, de Ricardo Arantes e João Neto, foi o primeiro projeto pecuário da região a ter um laboratório próprio, dentro da fazenda para executar os procedimentos de reprodução artificial. Por ano são produzidos cerca de mil embriões e a comercialização de reprodutores comporta o mesmo volume considerando outras raças”, explica o técnico da ABCZ, Leonardo Cruvinel.
Como exemplo de resultados no norte, a Fazenda Nova Vida também cumpre o papel de fomentar a atividade atendendo a necessidade de realização de cursos e treinamentos.
O Dia de Campo do PMGZ, no dia 29/06, sexta-feira, vai apresentar aos convidados palestras com especialistas em manejo de pastagens, crédito rural pecuário, melhoramento genético e sustentabilidade comercial. “A rodada de negócios com o nelore foi dividida em duas etapas. Terminado o Dia de Campo a oferta é de 200 animais TOP 20%, sendo que 30 deles com CEP e no sábado (30/06) vão ao pregão 500 matrizes avaliadas. Os dois remates terão transmissão pelo Canal Terraviva, a partir de 14h e a leiloeira é a Estância Bahia. Nós da ABCZ estaremos no local, durante a comercialização para prestar consultoria e orientar sobre as avaliações e tendências genéticas que os rebanhos avaliados pelo PMGZ possuem”, finaliza Leonardo. Informações no ETR de Ji-Paraná. Informações: (11) 3773 8113, (69) 3516 2600 e gf-neto@uol.com.br   

Ainda em RO, para saber do PMGZ Leite 150 compareceram no evento de Jarú

O Dia de Campo do PMGZ Leite, o primeiro evento do zebu leiteiro no estado de Rondônia foi realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu em parceria com Fazenda Olhos D’água. O proprietário da fazenda, o criador Sebastião Araújo é um dos participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ e já faz controle leiteiro há cerca de 4 anos. Na propriedade, é desenvolvida pecuária seletiva com a raça gir leiteiro e o projeto envolve tecnologia para reprodução artificial com inseminação, transferência de embriões e fertilização in Vitro. Segundo Sebastião, o gir leiteiro é uma raça de fácil adaptação ao clima quente. “Eu sempre gostei do animal, pois pode ser criado a pasto e com pouca suplementação”, enfatiza.
O objetivo foi atingido ao levar informações sobre melhoramento genético e manejo para cerca de 150 participantes. “Mostrar os trabalhos que têm sido realizados pela ABCZ e pelos associados é uma forma de fomentar e estimular a utilização de genética, por exemplo. Quando há demanda até mesmo o poder público se envolve para elaborar convênios como o Pró-Genética e firmar parcerias com os criadores, no intuito de fomentar ainda mais a criação desses animais. Todas estas medidas de trabalho contribuem para a viabilidade da pecuária e o aumento de renda do produtor”, explica Guilherme Henrique Pereira, Gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Ji-Paraná. Os temas das palestras e do treinamento prático abordados no evento foram a qualidade do leite, avaliação linear pelo SUM (Sistema Único de Mensuração), manejos em criação de bezerras e bezerros, sanidade, IATF e para finalizar também entrou na programação um painel sobre legislação ambiental. Mariana Alencar, gerente do PMGZ mais Leite (Programa de Melhoramento genético de zebuínos da ABCZ), falou aos produtores rurais sobre as normas de mercado exigidas aos produtores para o leite fornecido ao mercado, custos e o rigor cobrado pela indústria, MAPA e consumidores. “Nós já estamos trabalhando com análises de qualidade para monitorar a composição do leite. Através deste serviço, vamos conseguir identificar animais superiores dentro das características, esperando que eles possam contribuir para a pecuária leiteira nacional, já que o zebu tem uma participação efetiva na escala produtiva nacional”, informou  Mariana Alencar.

Em Minas Gerais casa cheia na UNIUBE

Em Minas Gerais na Fazenda Escola da Uniube, de Uberaba, o Dia de Campo do PMGZ  Leite, realizado no dia 30/05, recebeu quase 200 criadores de vários municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O público acompanhou palestras sobre manejo de pastagens, controle leiteiro, sistema de mensuração, melhoramento genético, extensão rural e crédito financeiro. Integrantes do corpo técnico da ABCZ, especialistas da FAZU e da EMATER Minas explicaram as mudanças e evoluções o setor e esclarecem dúvidas dos criadores e produtores de leite. Hérmogenes Ribeiro, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais da região organizou caravanas de produtores. “Nós sabemos que o conhecimento e a genética que a ABCZ possui e nos repassa vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dos produtores. Por isso nosso esforço em trazer nossos associados”, diz. Na programação os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina na sala de ordenha da UNIUBE por onde passaram 160 fêmeas zebuínas das raças gir leiteiro, sindi, guzerá leiteiro e indubrasil. O desempenho superior das fêmeas de alto valor genético na escala de produção é uma realidade que agrega renda ao aliar o projeto seletivo a atividade comercial. Depois das palestras o grupo participou de confraternização com churrasco e visitou o Shopping do Zebu Leiteiro que tinha na vitrine das baias 30 touros guzerá e sindi de linhagens leiteiras.



Nenhum comentário: