O desafio da Prova de Ganho em Peso da ABCZ, iniciada na Estância Zebu em Uberaba, tem animais das raças brahman e tabapuã.
Os garrotes inscritos são de 18 criadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. Ao todo são 38 machos brahman e 35 tabapuã. A entrada foi no dia 20/06 e a pesagem inicial está programada para 06/09. Na programação ainda serão realizadas mais quatro procedimentos com intervalo de 56 dias até a conclusão no dia 17/04 de 2012.
A Estância Zebu é uma base remota da associação que funciona como um centro de experimento e pesquisas a campo. Nesta prova coletiva os animais serão manejados em piquetes simples cultivados com capim tanzânia e brachiara MG4 e sal mineral. Os cuidados sanitários referentes à aplicação de endectocidas serão executados por profissionais da Ourofino Agronegócio, com produtos da empresa.
A Prova de Ganho em Peso coletiva da ABCZ, além dos custos, oferece a vantagem de identificar com maior exatidão, dentro de uma escala de valor genético, os indivíduos inseridos em grupos contemporâneos que efetivamente conseguem expressar as características de eficiência econômica, pois todos são submetidos às mesmas condições ambientais.
Os machos entram na prova com idades entre 7 e 10 meses. Esta é a 2ª PGP do tabapuã e a 1ª do brahman. A Estância Zebu é aberta para visitação e os criadores interessados em mais informações podem procurar a área técnica da ABCZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário