Considerando a importância das pesquisas envolvendo transgenia animal e a busca crescente por eficiência e formas alternativas de produção pecuária, que recentemente foram destacadas na mídia, o tema será abordado durante o 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e Simpósio "Pecuária Tropical Sustentável: inovação, avanços técnico-científicos e desafios", que será promovido pelo Polo de Excelência em Genética Bovina, Sebrae/MG e ABCZ durante a EXPOGENÉTICA 2011, de 13 a 21 de agosto em Uberaba.
O evento trará o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Bio Sidus Argentina, Andrés Bercovich, para abordar o uso de bovinos geneticamente modificados na indústria farmacêutica e alimentícia. Nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo projetos para geração de animais geneticamente modificados que expressem proteínas de interesse terapêutico no leite.
De acordo com Andrés, a produção de vacas transgênicas que produzem em seu leite substâncias tais como o hormônio do crescimento e a insulina humana, está em fase final de investigação clínica. O objetivo é baratear os custos da insulina, além de conseguir que a Argentina deixe de ser um país importador do remédio para se transformar em exportador. Os tratamentos com insulina custam à Argentina cerca de US$50 milhões anuais.
“Um novo projeto em desenvolvimento consiste na modificação genética de vacas para obtenção, no leite, de anticorpos contra o rotavírus humano, a principal causa da diarreia em recém-nascidos, e que também gera grande impacto na pecuária”, destaca o gerente. O leite funcional poderá alimentar bebês humanos e bezerros de forma a prevenir a infecção.
Para saber mais sobre o assunto, participe do 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e Simpósio "Pecuária Tropical Sustentável: inovação, avanços técnico-científicos e desafios", que acontecerá entre os dias 14 e 19 de agosto durante a EXPOGENÉTICA 2011.
Mais informações: contato@cigeneticabovina.com.br
O Polo de Excelência em Genética Bovina é um Projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES/MG) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Por: Melissa Miziara
Polo de Excelência em Genética Bovina
Centro de Inteligência em Genética Bovina
Nenhum comentário:
Postar um comentário